Pe. Paulo Sagrilo, então reitor do Noviciado Nossa Senhora do Carmo (Seminário Cavanis de Ponta Grossa), percebendo o nascimento de uma nova vila já com várias casas, decide convocar os jovens Cavanis e os casais leigos Cavanis para organizar a 1ª Missa no Parque dos Pinheiros.
Em 18/08/2004 Pe. Paulo na casa do senhor Euclides Strapasson com alguns moradores da vila preside a 1ª Missa no Parque dos Pinheiros.
A partir de então, Pe. Paulo decide celebrar mensalmente nas casas (toda 3ª quarta-feira). Inicia-se também o movimento das capelinhas, e por votação entre os primeiros moradores é escolhida por Padroeira Nossa Senhora do Carmo, em homenagem ao seminário. Neste momento surge a missão de divulgar o escapulário.
. Em 2005 o senhor Acir Ribeiro cedeu uma meia água nos fundos do terreno para a comunidade se reunir. As Missas passaram a acontecer 2 vezes por mês (1ª e 3ª quarta-feira do mês). Inicia-se a catequese na comunidade.
. No 2º semestre Pe. Antonio Ganser aceitou realizar as Missas nos domingos inicialmente às 11h. No final deste ano foi realizada a 1ª Missa de 1ª Eucaristia na Comunidade, celebração realizada em um barracão emprestado para este fim.
. Em 2006 Pe. Antonio Ganser atendeu parcialmente a comunidade alterando a Missa para às 18h. Com o crescimento da comunidade foram comprados parcelados os terrenos da Igreja. Em 02/07/2006 (Solenidade de São Pedro e São Paulo) foi realizada a 1ª Missa no terreno da Igreja.
Em 2007 Pe. Irani atendeu ao pedido da comunidade e alterou o horário da Missa para às 09:30h. Iniciou-se a construção da capela atual.
Em 2009 com auxilio do Pe. Vandir foi adquirido para a Capela o Sacrário.
Em todos os momentos, contamos com pessoas generosas que ajudaram e ajudam a comunidade a crescer.
No final de 2013 começamos a preparar o projeto para construção da igreja definitiva - "Nossa CASA de ORAÇÃO".
No dia 14/12/2014 em uma Celebração Eucarística (no Domingo da Alegria), Presidida pelo Pároco Delvair foi Aprovado o Projeto Arquitetônico da Igreja.
Para começarmos a construção da nova igreja, no dia 18 de outubro de 2015, sob a Presidência do nosso Bispo Diocesano Dom Sergio que se dispôs a estar conosco neste momento único e com as presenças do nosso pároco Padre Delvair, e do Diácono Benedito, celebramos a Missa e o rito, pelo qual imploramos a bênção de Deus para levar a bom termo a obra. E que compreendamos que o edifício que vai ser construído de pedras será sinal visível da Igreja viva ou casa de Deus, que nós próprios formamos.
Sendo o dia das Missões, celebramos a liturgia própria do rito da bênção da área da nova igreja e da bênção e colocação da primeira pedra, que é a Fé em Jesus Cristo.
Em 2016 iniciou-se a construção, com toda a fundação (estacas, sapatas e vigas baldrames), durante as obras foi necessário desmanchar a Capela e fazer um espaço improvisado para comunidade Celebrar. Em agosto foi feito o Piso da Igreja.
Durante 2016 a Comunidade estava construindo também a Praça Monte Carmelo ao lado da igreja.
Em 2017 foram executadas as paredes até a altura da laje (espaço do salão). E com a ajuda do empréstimo da Paróquia Nossa Sra. do Pilar, da Paróquia Santa Terezinha e da Diocese foi feito a laje.
Em 2018 foi quitada a laje, e feito algumas melhorias no salão, onde acontecem as Missas e demais atividades da comunidade.
Neste ano retomamos as obras, foram construídas as paredes do Santuário, estamos colocando a cobertura, na sequencia será colocado as janelas e portas.
.
(Veja o vídeo abaixo.)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Depoimento do Diácono Benedito que acompanha a Comunidade desde a 1ª Missa no terreno da igreja:
Comunidade que reza, comunidade que constrói
Quando um pequeno grupo de pessoas se une, com um mesmo propósito, o que é sonho se transforma em realidade...
Aquele sonho que os nossos queridos irmãos da Comunidade Nossa Senhora do Carmo um dia tiveram, aos poucos, com muito trabalho e principalmente com muita oração, está aos poucos acontecendo: a construção da sua igreja.
Para alguns podia parecer algo muito difícil atingir, afinal de contas se trata de uma comunidade humilde... mas ela é formada de pessoas perseverantes, e que rezam muito!
Desde o lançamento da pedra fundamental, em 2015, os esforços e recursos financeiros conseguidos foram empregados na preparação da base para a construção e agora se preparam para erguer o templo, local de oração e adoração.
A história desta Comunidade sempre foi de unidade na oração e no serviço, e é justamente por todos caminharem juntos que faz dela um estímulo para outras que também estão em processo de construção.
Envio a todos meu carinho, meu apoio e minha bênção diaconal.
Diácono Benedito Clemente